segunda-feira, 30 de maio de 2011

Deu no PIG

Nota de uma grande revista de circulação nacional (que adora comemorar qualquer derrota do Brasil!), na semana passada,  diz que o Brasil caiu 6 posições no Ranking de Competitividade, ficando atrás de Filipinas, Turquia e Peru.
Com todo o respeito aos países citados, mas...dá para levar a sério uma classificação dessa!? O Brasil menos competitivo que esses países?!?
Lembro que no início do primeiro governo Lula também diziam que o risco Brasil era maior que o da Colômbia (que tem uma guerrilha que domina 1/4 do país!).
Pois é...para o PIG tudo é motivo de festa!

domingo, 29 de maio de 2011

Goyta goleia fora de casa

Do blog GFC:
Uma partida primorosa. Assim pode ser resumida a atuação do Goytacaz na tarde deste domingo contra o Campo Grande no estádio de Itacuraçá quando o tme azul venceu o time mandante pelo placar de 4 a 1. Os gols foram marcados por Douglas, Gabriel, Gunam na primeira etapa. No segundo tempo, Douglas e Gunam marcaram novamente e Davi ainda fez mais um para o alvianil. Com o resultado o Goytacaz chegou aos 12 pontos e conseguiu matematicamente a classificação para a próxima fase da Série C.

Eloy entrou na vaga de Douglas e Alex Pavoni na vaga de Joel. Em seguida foi a vez de Dione entrar no lugar do volante Gustavo Silva. O Campo Grande ficou sem poder de reação e viu ainda Gunam fazer mais um e ampliar a goleada para 6 a 1.Na próxima rodada o Goytacaz enfrenta o Santa Cruz no “Aryzão” já com a vaga assegurada para a próxima fase da Série C. No outro jogo do Grupo F o Juventus surpreendeu o Santa Cruz em Paracambí e venceu por 2 a 1.

Engenharia Civil da UENF entre os melhores

Da Ascom UENF:
O curso de Engenharia Civil da UENF ficou em 13º lugar no ranking das 100 melhores universidades/faculdades de Engenharia Civil do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A classificação se baseia no conceito preliminar de curso calculado e divulgado pelo Inep este ano. Em primeiro lugar, ficou a PUC-Rio, com a nota 4,59. O curso da UENF ficou com 3,75.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lambanças da semana no REH - Top 3

No Reino Encantado das Hiluxs ou simplesmente REH, acontece tantas coisas inacreditáveis que resolvemos inalgurar esse quadro no Uenfezado:
Lambanças da Semana - Top 3:
1- Em pleno século XXI, empresário local (que estava com medo de ser assaltado) com raivinha atropela um estudante que fazia um protesto por melhoria na segurança!
Como é inseguro esse Reino!
2- A Rainha, que mandou os empresários locais de transporte trocarem as velhas carroças de transportar gente por coisa mais novinha, parece que não vai ser obedecida!
Afinal, quem manda aqui!?
3 - Meritíssimo desacata guarda, por esta cobrar do mesmo o cumprimento do código de trânsito!
Chamem o ladrão!

Eleição para representante dos técnicos na CCCTA

As inscrições para os representantes dos servidores Técnicos e Administrativos na Comissão Central de Carreira Técnico Administrativa da UENF, serão realizadas no período de 30 de maio de 2011 a 10 de junho de 2011. O horário de atendimento será de 09:00h às 12:00 horas e de 14:00 às 17:00 horas, no Protocolo da Reitoria.
São elegíveis para os cargos representativos os Funcionários Técnico-Administrativos, pertencentes ao quadro ativo permanente da UENF de mesma categoria da representatividade e não investidos em Cargo de Comissão ou Função Gratificada, segundo art. 358 § 5 – I.
Serão eleitos dois representantes de nível superior e um representante de nível médio assim como seus respectivos suplentes.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais bobagens circulando

Os bobos da Corte continuam circulando cartas mentirosas e pregando o ódio contra uma categoria de servidores em nossa universidade. A mentira contada várias vezes "pegou"! Deu certo pessoal! Parabéns!
Quando a cegueira criada pela vantagem momentânea passar (isso se vier mesmo a acontecer), os colegas poderão se dar conta do buraco que entraram!
O tempo vai trazer a verdade ( e os professores também:  não há mais campanha salarial dos docentes! A briga é pela DE! Ou seja, técnicos estão de fora!)

Linha Cruzada

O prof. Alcimar enviou mensagem sobe comentário falso que fizeram utilizando seu nome:

A parte podre das redes sociais
Prezados, este texto foi publicado na parte de comentários no Blog do Alencar - irresistivelmente apoixonado por Campos em 18 de maio de 2011.

Alcimar Chagas disse...
Será que todo mundo percebe que Garotinho está armando a arapuca pra Betinho e só o próprio Betinho não percebe? Eu não acredito nisso, Betinho vai enrolar Garotinho até o último momento e não vai se filiar ao PR, ele sabe que Garotinho tem uma sede dele desde os tempos em que ele foi prefeito, o episódio das casas em Atafona está bem vivo na mente complicada de Garotinho, ele não esqueceu aquilo. O candidato dele em São João da Barra foi, é e sempre vai ser Ranulfo Vidigal, esse sim o acompanha para todo lugar onde ele vai, homem de confiança há muito tempo. Se Betinho se filiar ao PR vai ter que se contentar em ser vice de Ranulfo, se quiser, se não, vai ficar sem nada.

Só quero lanentar essa irresponsabilidade que infelizmente toma conta das redes sociais na região. Como todos sabem, o meu nome está relacionado a discussão econômica e não a discussão partidária. Não escrevi este texto e espero que os bloqueiros sérios desta cidade levantem uma discussão sobre tais arbitrariedades. Indivíduos irresponsáveis e sem caráter estão explorando essas redes para envolver pessoas sérias e comprometidas com a região.
Peço desculpas, mas é necessário essa comunicação.
Alcimar Ribeiro.

terça-feira, 24 de maio de 2011

70 anos de Bob Dylan

Hoje, terça, Robert Allen Zimmerman ou simplesmente  Bob Dylan faz 70 anos!
Voz inconfundível, cantor de músicas de protesto que estourou na década de 60.
Vida longa Bob! E que seu rock sobreviva para sempre! 

Congresso de IC: envio de resumos até 31/05

Da Ascom/Uenf:
Termina em 31/05 o prazo para envio de resumos ao III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, que será realizado de 27 a 30/06. O evento está reunindo a UENF, a UFF e o IFF. Para mais informações, consulte a página do evento: 

Delegacia do Sintuperj marca assembléia hoje

ASSEMBLÉIA NESTA TERÇA-FEIRA, 24/05/11, 14:30 HORAS, AUDITÓRIO 02 DO P5, PRESENÇA DA ADVOGADA CARLA HOLTZ.

Terça é dia de Feira na UENF

Hoje é dia de prestigiar a feira dos assentados (assentamento Zumbi dos Palmares) no prédio P5. Dê uma passada logo, pois o funcionamento é até às 12h!
Dicas da semana: tapioca recheada (feita na hora!), manuê, guandu verde.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Imagem do Fim de Semana

Biquinho, parando para bater um rango.
Local: Farol.

Prefeitura do Rio dá reajuste ao servidor

Deu no O Dia:
Os 154 mil servidores da Prefeitura do Rio receberão, em agosto, o reajuste salarial. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o índice deve ficar entre 5,5% e 6%. Essa é a estimativa esperada para o IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial) dos 12 meses que vão anteceder o pagamento do reajuste.
Em julho, será depositada para o funcionalismo a primeira metade do 13º salário. O valor será pago nos dias 1º, para os servidores inativos e os pensionistas do Previ-Rio, e 4 do mesmo mês, para os funcionáriosativos. Nessa etapa, não serão descontados valores previstos em lei, por exemplo, o montante para o Imposto de Renda (IR).
Leia mais aqui.

Governo do Rio troca Itaú pelo Bradesco

Deu no O Dia:
O Bradesco venceu do leilão do antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro (Berj). Por R$ 1,8 bilhão, o banco terá direito de administrar a folha de pagamento de 440 mil servidores ativos, inativos e pensionistas estaduais; impostos (IPVA e ICMS, por exemplo); taxas do Detran (como as de vistoria anual e carteira de motorista) e, ainda, contas de fornecedores do estado. O Bradesco vai absorver esses serviços a partir de janeiro de 2012, dando tempo para anunciar como será a migração das contas para todos os interessados. 
O governo do estado e o banco ainda estudam como se dará a transferência das contas dos servidores. Detalhes como a quitação de empréstimos consignados não foram definidos. A partir da concretização da operação, as instituições vão anunciar as medidas. O governo assegura que não haverá prejuízo ao funcionalismo.
Matéria completa aqui.

sábado, 21 de maio de 2011

Goyta 3 x 1

O Goytacaz venceu neste sábado chuvoso o Juventos, no Arizão, pelo placar folgado de 3 x 1!
Dá-lhe GOYYYTAAA!

Primeiro Congresso Virtual de Psicologia, Saúde e Educação do Rio de Janeiro

Nos dias 20, 21 e 22 de maio o ISEC, Instituto de Psicologia Ser e Crescer, em conjunto com o Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da UENF-, Universidade Estadual Darcy Ribeiro - Campos dos Goytacazes-RJ, promovem o Primeiro Congresso Virtual de Psicologia Saúde e Educação do Rio de Janeiro.
No Sábado, dia 21, todas as palestras serão presenciais nas salas da UENF-RJ. Neste local os participantes podem estar fisicamente presentes ou, assistirem pelos Auditórios Virtuais pela Internet.
No domingo todas as palestras serão apresentadas nos auditórios virtuais, totalmente não lacalizável onde, tanto o palestrante, quando o participante ouvinte do congresso, irão interagir pela internet.
Os anais do congresso serão publicados na página da internet do Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da UENF-RJ.

Informações em: http://congressovirtual.psc.br/inscricoes/

II Festival de Arte e Cultura do IFF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Federal Fluminense (IFF) realiza ems 12 e 13/09 o seu II Festival de Arte e Cultura. As inscrições começarão em julho. Mais informações podem ser obtidas no portal do IFF:
http://www.iff.edu.br/arquivos/arte-e-cultura-2011/pro-reitoria-de-extensao-e-pesquisa A dica é da Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa do IFF.

Autonomia financeira permite destaques de universidades em nível nacional e internacional

O repórter Corujão nos envia essa reportagem sobre autonomia financeira universitária. Está na página da Universidade Estadual da Paraíba (veja aqui).
Pesquisa recente da Webometrics Ranking of World Universities, que colocou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como a melhor universidade estadual do Norte-Nordeste e a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor do país, no levantamento dos acessos aos conteúdos disponibilizados pelas instituições de ensino superior na internet, aponta outro aspecto importante: tanto a UEPB como a USP são universidades estaduais com autonomia financeira.
Uma leitura interpretativa dos dados apresentados no ranking leva a concluir que a autonomia financeira tem proporcionado uma melhor qualidade dos serviços oferecidos por estas instituições nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, destaca-se o fato de tanto a USP como a UEPB terem evoluído consideravelmente graças a conquista, de forma definitiva, da autonomia financeira. O segundo lugar nacional também ficou com uma universidade estadual financeiramente autônoma, a UNICAMP.
Com isso, percebe-se que a autonomia das instituições foi e tem sido de fundamental importância para o crescimento das universidades, levando-as a obter destaque nos cenários educacionais brasileiro e internacional. Os índices da pesquisa, que colocam USP, UNICAMP e UEPB em posições extremamente positivas, são uma constatação desse crescimento e fortalecimento, uma vez que, com a autonomia, a Universidade passou a direcionar suas ações, com os devidos recursos financeiros, para desenvolver iniciativas nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão com muito mais qualidade.

Para a reitora da UEPB, professora Marlene Alves, a autonomia foi o instrumento que permitiu consolidar, definitivamente, a Universidade Estadual da Paraíba e deu agilidade aos seus investimentos. Por isso, a Universidade vive em permanente processo de evolução.

Desde que a Instituição se tornou autônoma, passou a ter maiores condições de contribuir decisivamente para as soluções de inúmeros problemas educacionais da Paraíba, ampliando vagas, expandindo para várias regiões do Estado, criando novos cursos, novos campi, oferecendo ensino gratuito e de qualidade para a população de praticamente todas as regiões paraibanas.

Além disso, passou a ter meios de definir uma política de cotas sociais e oferecer apoio permanente aos estudantes, com bolsas de monitoria, bolsas de extensão, bolsas de iniciação científica, bolsa alimentação, residência universitária, restaurante universitário. Da mesma forma, incentivou a capacitação docente, criou programa próprio de fomento à pesquisa, implantou quase uma dezena de novos cursos de mestrado e vários doutorados interinstitucionais, instituiu os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) de professores e servidores técnico-administrativos, entre várias outras ações.

Mesmo já tendo crescido tanto, a Universidade Estadual da Paraíba, autônoma, tem um horizonte de desenvolvimento pela frente e continua trabalhando com empenho para progredir cada vez mais e ser uma Instituição ainda melhor, em prol do crescimento dos paraibanos, da Paraíba e do Brasil.

Muitas melhorias estão em andamento, como a construção de uma Central de Aulas com mais de 150 salas no campus I, a preparação para a alocação definitiva dos campi de João Pessoa, Patos e Monteiro, novos laboratórios, ampliação, atualização e modernização de equipamentos, aumento e melhoria do acervo bibliográfico, acesso universalizado à internet, infraestrutura melhorada para todos os campi.

Por fim, não menos importante, vale destacar regularidade no repasse dos recursos e pagamentos de salários, que têm dado a necessária tranquilidade institucional, permitindo, assim, a continuidade dos trabalhos de forma ininterrupta por mais de oito anos, o maior período desde a estadualização, em 1987.

Tatiana Brandão

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O velho Tio Sam de sempre!


Assistindo no PIG a entrevista do presidente dos EUA sobre a "nova" política americana para os países árabes, cheguei a conclusão que os caras não mudam mesmo! Quem ainda tinha um pouco de expectativa na eleição de Obama, por mais essa iniciativa, perdeu as esperanças!

Os EUA querem decidir o tipo de governo, o conceito de democracia, o governante, quem vai receber recursos e quem deve abandonar o governo no mundo árabe. Só com o Egito, o Tio Sam pretende destinar U$2 bi (mas só se continuar "amiguinho")!
Bom, depois não entendem porque surgem Osamas e demais malucos-bomba!

Relatos da II Conferência

O prof. Alcimar nos envia um relato da Conferência de Controle Social que aconteceu em São João da Barra ontem. Do blog Economia do Norte Fluminense.

Longe de criar expectativas sobre o fim dos problemas inerentes ao tecido social de São João da Barra, podemos dizer que a sociedade local pode se orgulhar de todo o contexto que envolveu à II Conferência de Controle Social, realizada nas instalações da Câmara de Vereadores na noite de18 de maio, com transmissão via internet, a qual registrou 710 acessos, além da presença de 170 participantes. Nesse espaço do povo, reuniram-se o chefe do executivo, o chefe do legislativo, lideranças de entidades representativas dos setores: agrícola, pesca, meio ambiente, educação, turismo, os empreendedores do porto do Açu, além de representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF e do Instituto Federal de Fluminense – IFF. Na coordenação da conferência, o Movimento Nossa São João da Barra, que com o apoio do Movimento Nossa Campos, na pessoa do professor Hamilton Garcia e seus bolsistas, objetivaram reunir informações confiáveis sobre a condução das políticas de compensação inerentes ao planejamento e construção do porto do Açu. Infelizmente, a representação do empreendedor, apesar de presente, foi instruída a não se manifestar sobre o tema e o governo local, liderado pela prefeita Carla Machado, apresentou aspectos de sua gestão municipal, indicando as ações implementadas ao longo do tempo.
Se por um lado podemos dizer que foi dado início a um processo importante de exercício de democracia, onde o debate aberto e respeitoso tomou conta do ambiente, do outro lado, a falta de explicações do empreendedor e a ausência física da representação do governo do Estado, criam dificuldades para o objetivo da conferência. As informações sobre o processo de implantação das políticas compensatórias continuam em aberto. Perguntas como: quais os programas que estão em andamento? Quais são os resultados, mesmos que parciais, e quais os grupos que foram beneficiados? Precisam de respostas urgentes, já que impactos negativos importantes já podem ser verificados.
Entretanto, a conferência contou com discussões importantes e contributivas em termos da disseminação de informações sobre diversas questões. O professor Hélio Gomes do IFF focou sua fala, com muita propriedade, na questão ambiental, indicando problemas graves que podem ocorrer em função de todo esse aparato relativo ao investimento exógeno, particularmente, o lixo. O professor Hamilton Garcia, apresentou toda a sua preocupação em relação ao necessário equilíbrio entre os objetivos capitalistas do empreendedor, os interesses de cunho partidário do poder público e os interesses do cidadão. Indica o professor que as partes envolvidas precisam cuidar do “dever de casa”, onde o governo precisa buscar um melhor nível de qualificação do seu corpo de colaboradores e, conseqüentemente, melhorar o seu processo de gestão em busca do bem estar da sociedade. Em relação ao empreendedor, segundo o professor, é necessário empreender estratégias capazes de melhor entender o ambiente, de maneira a minimizar conflitos como os atuais. O professor criticou a contratação de ONGs e outras organizações, como chancela dos compromissos do empreendedor com os acionistas.
Complementando o debate, o professor Alcimar Chagas propôs inverter a presente lógica que impõe um entendimento sobre o porto do Açu, através da lente do tempo futuro. Segundo o professor, no futuro é possível criar os melhores dos mundos, entretanto não se constrói um futuro mais sólido sem o conhecimento do passado e do presente. Diante dessa visão a conjuntura econômica municipal foi analisada no período de 2005 a 2010, não tendo sendo identificado um quadro econômico animador, apesar do envolvimento de aproximadamente trinta empresas no processo de construção do porto, além de um gasto aproximado de R$2 bilhões no período de três anos.
No prolongamento desse importante exercício democrático, a sociedade teve a oportunidade de se expressar. O advogado Juliano Rangel exigiu, quanto às políticas compensatórias, programas, projetos e metas claras, de maneira que a sociedade possa acompanhar o desenvolvimento das ações. Sérgio Soares lamentou o processo de decadência do turismo no município e identificou problemas, como a especulação imobiliária e a falta de infra-instrutura, como responsáveis por espantar os turistas. Willis França externou toda a sua indignação sobre o desconhecimento de alguns em relação à Lagoa de Iquipari, referindo-se as propostas do empreendimento de lançamento de seu sistema de drenagem, mesmo considerado limpo. Questões relativas à saúde do trabalhador também foram elencadas, com indicações importantes. O presidente do sindicato rural, Dr. Getúlio Alvarenga, questionou sobre quando e como os produtores rurais serão atendidos pelas medidas compensatórias do projeto? A produtora rural, Noêmia Magalhães relatou experiências de desapropriação consideras como verdadeiro filme de terror, ficando patente a falta de habilidade dos elementos que conduzem tal processo. O desrespeito em relação à história, ao modo de vida e o direito de cidadania dos produtores afetados parece ser prática corrente, concluiu o desabafo a produtora rural.
Conclusivamente, os depoimentos de Julia Assis da comissão organizadora da conferência e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gerson Crispim, compuseram as considerações finais de um processo de discussões que a sociedade foi a grande vencedora.

Garibaldi quer mudar a aposentadoria

Do O Dia:

sábado, 14 de maio de 2011

II Conferência Local de Controle Social

Curso de Teatro do Oprimido na UENF

O Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência convida pessoas que queiram discutir a temática da violência e da exclusão social, através das técnicas do Teatro do Oprimido, a participarem do curso de extensão que será promovido na UENF. As inscrições estão sendo feitas até dia 25/05 pelo e-mail teatro.uenf@gmail.com ou pelo telefone 99002663.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Autonomia financeira permite destaques de universidades em nível nacional e internacional

O repórter Corujão nos envia essa reportagem sobre autonomia financeira universitária. Está na página da Universidade Estadual da Paraíba (veja aqui).

Pesquisa recente da Webometrics Ranking of World Universities, que colocou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como a melhor universidade estadual do Norte-Nordeste e a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor do país, no levantamento dos acessos aos conteúdos disponibilizados pelas instituições de ensino superior na internet, aponta outro aspecto importante: tanto a UEPB como a USP são universidades estaduais com autonomia financeira.
Uma leitura interpretativa dos dados apresentados no ranking leva a concluir que a autonomia financeira tem proporcionado uma melhor qualidade dos serviços oferecidos por estas instituições nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, destaca-se o fato de tanto a USP como a UEPB terem evoluído consideravelmente graças a conquista, de forma definitiva, da autonomia financeira. O segundo lugar nacional também ficou com uma universidade estadual financeiramente autônoma, a UNICAMP.
Com isso, percebe-se que a autonomia das instituições foi e tem sido de fundamental importância para o crescimento das universidades, levando-as a obter destaque nos cenários educacionais brasileiro e internacional. Os índices da pesquisa, que colocam USP, UNICAMP e UEPB em posições extremamente positivas, são uma constatação desse crescimento e fortalecimento, uma vez que, com a autonomia, a Universidade passou a direcionar suas ações, com os devidos recursos financeiros, para desenvolver iniciativas nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão com muito mais qualidade.
Para a reitora da UEPB, professora Marlene Alves, a autonomia foi o instrumento que permitiu consolidar, definitivamente, a Universidade Estadual da Paraíba e deu agilidade aos seus investimentos. Por isso, a Universidade vive em permanente processo de evolução.
Desde que a Instituição se tornou autônoma, passou a ter maiores condições de contribuir decisivamente para as soluções de inúmeros problemas educacionais da Paraíba, ampliando vagas, expandindo para várias regiões do Estado, criando novos cursos, novos campi, oferecendo ensino gratuito e de qualidade para a população de praticamente todas as regiões paraibanas.
Além disso, passou a ter meios de definir uma política de cotas sociais e oferecer apoio permanente aos estudantes, com bolsas de monitoria, bolsas de extensão, bolsas de iniciação científica, bolsa alimentação, residência universitária, restaurante universitário. Da mesma forma, incentivou a capacitação docente, criou programa próprio de fomento à pesquisa, implantou quase uma dezena de novos cursos de mestrado e vários doutorados interinstitucionais, instituiu os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) de professores e servidores técnico-administrativos, entre várias outras ações.
Mesmo já tendo crescido tanto, a Universidade Estadual da Paraíba, autônoma, tem um horizonte de desenvolvimento pela frente e continua trabalhando com empenho para progredir cada vez mais e ser uma Instituição ainda melhor, em prol do crescimento dos paraibanos, da Paraíba e do Brasil.
Muitas melhorias estão em andamento, como a construção de uma Central de Aulas com mais de 150 salas no campus I, a preparação para a alocação definitiva dos campi de João Pessoa, Patos e Monteiro, novos laboratórios, ampliação, atualização e modernização de equipamentos, aumento e melhoria do acervo bibliográfico, acesso universalizado à internet, infraestrutura melhorada para todos os campi.
Por fim, não menos importante, vale destacar regularidade no repasse dos recursos e pagamentos de salários, que têm dado a necessária tranquilidade institucional, permitindo, assim, a continuidade dos trabalhos de forma ininterrupta por mais de oito anos, o maior período desde a estadualização, em 1987.
Tatiana Brandão

III Congresso Fluminense de Inciação Científica e Tecnológica

9ª chamada do SISU

ASCOM informa:
A Pró-Reitoria de Graduação da UENF divulga a 9ª Lista de Espera do SISU. Os candidatos classificados deverão fazer a matrícula nesta terça-feira (17/05) das 9h às 12h ou das 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica da UENF (Prédio da Reitoria). Veja os a relação dos aprovados no Portal da UENF, bem como a documentação necessária. (http://www.uenf.br/)


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conheça a página eletrônica do DCE UENF

Visitem a página eletrônica do DCE-UENF "Apolônio de Carvalho": http://www.dceuenf.no.comunidades.net/

terça-feira, 10 de maio de 2011

As demandas da ADUENF

Com a posse da nova diretoria da Associação de Docentes da UENF, ficamos sabendo qual o atual foco dos professores: "... remuneração do Regime de Dedicação Exclusiva como um ponto central nas demandas que serão defendidas em sua gestão...cessão de uma área para a construção da sede própria da ADUENF" (leia mais no blog da Aduenf, aqui).
É...
Os técnicos de nível superior estão mesmos "na água" na Uenf!
O "nosso" Sindicato (Delegacia do Sintuperj) finge que não existimos, a Reitoria acha que já ganhamos demais e lava as mãos; nossa última esperança, a Aduenf, mudou o foco da luta salarial (antes era pelos 82%, lembram?) e agora quer a DE!
Nossos gestores devem estar se deliciando: todas as categorias de servidores estão divididas na Uenf!

E tem colegas que ainda não entenderam o pé na bu...da que estamos levando!!


Reitoria anuncia mais contratações de bolsistas na UENF: 21 professores

Da Ascom UENF:
A Pró-Reitoria de Graduação divulga novo Edital de Apoio ao Ensino dos Cursos de Graduação da UENF. São 21 vagas e as inscrições podem ser feitas no Protocolo da Reitoria até 13/05. Veja o Edital:

http://www.uenf.br/arquivos/PORTAL_UENF/arquivos/Editais/Edital_de_APOIO_AO_ENSINO_2011_4.pdf

segunda-feira, 9 de maio de 2011

UENF: 10 anos sem concurso para técnicos!

Isso mesmo! Estamos a 10 anos sem um concurso público para contratação de servidores técnicos na UENF. O último concurso foi em 2001, ainda no governo Garotinho! Quem diria, estamos ficando com saldades do Garotinho!
Enquanto isso, vários colegas saíram da instituição em busca de melhores salários, fora os que se aposentaram.
Para "resolver o problema" a instituição tem se utilizado da terceirização de serviços nos seguintes setores:
1-Segurança;
2-Limpeza;
3-Jardinagem;
4-Manutenção elétrica e refrigeração;
5-Contratação de bolsistas e pessoal temporário. 

Quais serão os próximos setores  a serem trocados por pessoal de empreiteiras?
Não fazem mais concursos para técnicos e para os docentes (para estes sempre há concursos) não se fala mais em aumento salarial, e sim em bolsa de produtividade (ou DE)! Será que a UENF segue o caminho da privatização tucana?

III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica

No ano de 2011, o Encontro de Iniciação Científica da UENF, em sua 16ª edição, o 8Circuito de Iniciação Científica do IF Fluminense e a 4ª Jornada de I.C. da UFF será realizado entre os dias 27 e 30 de junho, no Centro de Convenções da UENF, na cidade de Campos dos Goytacazes e no IFF, campus Campos, RJ. O evento se chamará III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (III CONFICT).
Veja mais aqui: http://www.uenf.br/eventos/ic2011/

sábado, 7 de maio de 2011

Cartum da tarde

TNS entregam abaixo assinado ao Reitor

Ontem, sexta-feira, os Técnicos de Nível Superior da Uenf entregaram um abaixo assinado (foram mais de 60 assinaturas!) pedindo que algumas injustiças cometidas contra os TNS na nova tabela aprovada pelo CONSUNI sejam corrigidas. O novo Reitor, prof. Silvério, também recebeu uma cópia do documento.

Soube-se que essa nova tabela será levada para o governo do estado já na próxima semana.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CCT tem novo diretor

O prof. Edimilson é o novo diretor do CCT. O resultado foi: Edimilson (50,39%) e Arica (48,81%).

Obs: Técnicos e alunos "decidiram" a eleição: as duas categorias votaram com Edimilson.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CCH tem novo diretor

O Prof. Sérgio Arruda de Moura do LEEL foi eleito como novo diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), com um total de 96,63% dos votos. A informação é da Comissão Eleitoral do CCH.

Hoje também está havendo eleição para diretor do CCT (2º turno) entre o prof. Edmilson e Arica.

Pesquisa da FGV

Uma pesquisa realizada acerca de três anos atrás pela Fundação Getulio Vargas mostrou que cada ano de estudo proporciona cerca de 15% a mais de salário. Enquanto uma pessoa sem instrução ganha, em média, um salário mínimo por mês, uma pessoa com 18 anos de estudos pode ganhar cerca de R$ 5.027,00 por mês. Mostrou também que a taxa de empregabilidade ou aumenta em 3,38% para cada ano de estudos. 

Cartum da Noite

Tabela vai para o Rio em 10 dias

Segundo notada Delegacia do Sintuperj, a nova tabela aprovada pelo CONSUNI deve estar pronta para ser enviada para o governo do estado em 10 dias.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obamas & Osamas

Conversando com o sócio blogueiro Platão hoje pela manhã sobre a morte de Osama, ele lembrou um fato interessante: a OTAN assassinou vários inocentes durante os inúmeros bombardeios aéreos a Líbia, tendo inclusive matado os netos e o filho do Kadafi. Mais uma vez, nenhuma comoção no mundo ocidental! Nenhum protesto! Nada! Caiu em esquecimento!
Em esquecimento também ficaram as milhares de crianças e demais inocentes mortos na Palestina, Iraque, Afeganistão, Líbano.
Não estamos aqui defendendo o Osama (já foi tarde!), seus seguidores e nem seus atos criminosos, mas lembrando que nada acontece de graça! Tudo tem uma motivação! Agora, se 1 americano morre em algum ataque terrorista, há um clamor generalizado por vingança. Se uma penca de crianças árabes são brutamente assassinadas por bombardeios nada acontece!
E por falar em Líbia, por que cargas d’água esse país está sendo atacado mesmo pela OTAN? Seria para acabar com uma ditadura!? Se realmente os americanos e europeus quisessem acabar com as ditaduras, teríamos a terceira guerra mundial, pois apoiam vários ditadores pelo mundo afora! Então, poderia ser para proteger inocentes? Bom, do jeito que estão matando civis na Líbia, só vai restar camelo por lá!
Mais uma vez Platão acerta: a motivação sempre é o interesse econômico (e depois o político), no caso, o petróleo! Foi assim no Iraque e agora a Líbia!
Voltando ao Osama, será que o mundo ficará melhor sem ele? Contrariando o PIG, que festejou junto com os americanos, penso que seus seguidores o transformarão em um Mártir da causa anti-ocidental opressora e voltarão a praticar ataques terroristas.
Vai ser o preço que os americanos e europeus pagarão por sua política externa do “grande porrete” para quem “não anda na linha”!
Que Deus e Alá nos protejam.

Economia Solidária na Uenf


Do Blog: ITEP UENF

Calçada quebrada

A calçada que liga o CCT ao P5 e cantina foi quebrada na época da instalação dos novos geradores. Foi quebrada pela firma e ficou por isso mesmo até hoje.

domingo, 1 de maio de 2011

Parabéns Mengão

Apesar do jogo truncado e com jogadas duras o Mengão levantou o caneco novamente!
Mengoooooo!